O BIO está sediado no Hospital Veterinário desde 2012 e é coordenado pela Prof. Erica Guirro. Em relação à finalidade, é um biotério de criação, manutenção e de experimentação. Quanto à genética e estado sanitário, são criados animais outbred de padrão convencional, respectivamente.
O Bioterismo ou a Ciência dos Animais de Laboratório é algo que vem se desenvolvendo cada vez mais e adotado padrões éticos cada vez mais rigorosos. Atualmente, a ciência ainda depende dos animais de laboratório, porém as pesquisas passam por importante avaliação de mérito antes de serem executadas. Isso garante que as pesquisas aprovadas adotem protocolos seguros para os animais.
Por questões de biossegurança, podem entrar no BIO apenas os pesquisadores (graduandos ou pós-graduandos) que tenham treinamento e que tenham algum tipo de vínculo com as atividades em andamento.
O BIO dispõe de estantes metálicas, onde são colocadas as caixas de polipropileno adequadas aos roedores. As caixas são forradas com maravalha e os animais recebem água e ração peletizada ad libitum. O ambiente é climatizado e é mantido o ciclo claro/escuro de 12/12 horas para garantir bem-estar aos animais.
A Prof. Erica Guirro é a responsável pelo BIO.
![]() |
![]() |