Antes de começar, vamos entender melhor a terminologia?
Terapia alternativa: é a terapia que substitui o tratamento convencional. Lembre-se, é uma alternativa, então, assim como numa prova de múltipla escolha, quando você escolhe uma alternativa, você deixa de escolher outra.
Terapia complementar: é a terapia que complementa o tratamento convencional, ou seja, o animal continua recebendo o tratamento padrão, mas o Médico Veterinário adiciona a terapia complementar para que o animal tenha uma melhor resposta.
Terapia integrativa: é a terapia que considera o paciente como um todo, incluindo físico, mental e emocional. Mental e emocional nos animais? Sim, claro! Algumas vezes o animal sente medo, ansiedade, tristeza … e isso pode refletir em seu físico.
Agora que você já entendeu a diferença, me responda: a acupuntura é uma terapia alternativa, complementar ou integrativa?
A resposta é: depende! Se for realizada de forma isolada, é alternativa. Se estiver associada ao tratamento convencional é terapia complementar. Se a acupuntura também estiver tratando questões mentais e emocionais é terapia integrativa.
Quais terapias são oferecidas atualmente?
- Ozonioterapia
- Acupuntura e suas variações
- Moxaterapia e suas variações
- Homeopatia
- Florais de Bach
Além disso, durante os atendimentos ainda é possível que se utilize aromaterapia e cromoterapia. Tudo isso na tentativa de melhorar cada vez mais a condição geral dos nossos pacientes.
Quais pacientes são atendidos?
- animais de estimação, tanto cães e gatos quanto pets não convencionais
- animais de produção, incluindo equinos
- animais silvestres
A Prof. Erica Guirro é a responsável pelo Ambulatório de Terapias Integrativas e Complementares (ATICO). A Professora Erica Guirro atende principalmente os animais de estimação e os silvestres enquanto as Professoras Maristela Lopes e Geane Pagliosa atendem principalmente os animais de produção.